Internacionalização em alta: em 2024, UFSJ terá 105 alunos estrangeiros de 31 países

Publicada em 20/11/2023

No próximo ano, nada menos que 105 estudantes estrangeiros – 40 de pós-graduação, 43 de graduação e 22 de Português para estrangeiros, provenientes de 31 países de quatro continentes – África, Ásia, América e Europa – estarão nas salas de aula da UFSJ.

A vinda deles é resultado das estratégias de atratividade do aluno estrangeiro, como a oferta on-line e presencial de aulas de Português para quem chega, e a participação da UFSJ em vários programas internacionais. Vale destacar também a criação do Programa de Internacionalização da UFSJ (PROINT) e o trabalho conjunto realizado com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE) e com os colegiados dos cursos de graduação e pós da Universidade.

Os números elevados também garantiram à UFSJ destaque junto ao MEC: em reunião do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), realizada no começo deste mês, a UFSJ desponta como a terceira universidade mais procurada do país pelos candidatos aos Programas PEC-G e Pré-PEC-G.

Parceria com a pós-graduação
Com relação à pós-graduação, 18 programas da UFSJ vão receber 41 alunos estrangeiros. De acordo com a assessora para Assuntos Internacionais da UFSJ, Liliane Sade, esse número expressivo, “nunca antes alcançado”, se deve à parceria construída com a PROPE, principalmente em ações que induzem a internacionalização dos programas de pós da UFSJ. Entre tais ações, a sensibilização para que os cursos de pós-graduação disponibilizem vagas e bolsas, em paralelo à inserção da UFSJ em iniciativas como GCUB-Mob, BRAMEX, e outros. “De acordo com o Manual de Aceleração da Pós-Graduação da Capes, o que demonstra que uma universidade está internacionalizada é a chamada internacionalização ativa, alcançada quando uma instituição se torna centro de atratividade acadêmica para o estrangeiro. Temos investido muito nessa atratividade institucional, visando contribuir para uma melhor avaliação de nossos programas”, explica Liliane.

A exemplo do ano passado, os estudantes que a UFSJ vai receber em 2024 passaram por seleção feita pelo Comitê Consultivo de Avaliação do Programa GCUB. “A UFSJ foi convidada a ter cadeira nesse Comitê, pelo número de vagas oferecidas, uma das maiores do Brasil, e pelo nosso envolvimento ativo com o programa”, destaca.

Dentre os programas que promovem a internacionalização, aos quais a UFSJ está afiliada, cabe ressaltar:

O Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G). Desenvolvido pelo Ministério de Educação (MEC) e Ministério de Relações Exteriores (MRE), em parceria com as universidades brasileiras, tem por objetivo oferecer graduação completa a alunos estrangeiros provenientes de países com os quais o Brasil mantém acordos diplomáticos e acadêmicos. A UFSJ já recebe atualmente 20 alunos de 10 países da África e Américas Central e do Sul. Ano que vem, mais sete vagas vão estar disponíveis no PEC-G.

Programa Pré-PEC-G. Parceria entre MEC, MRE e universidades brasileiras participantes, a oferta aqui é para cursos de Português para Estrangeiros e Cultura Brasileira, a fim de preparar os estudantes estrangeiros para o CELPE-BRAS, exame oficial brasileiro que testa a proficiência na língua portuguesa falada no país. É pré-requisito para o ingresso no Programa PEC-G. Em 2024, a UFSJ receberá 22 alunos estrangeiros no preparatório do CELPE-BRAS na UFSJ, instituição que é também centro aplicador credenciado desse exame.

Programa de Mobilidade Internacional na Pós-Graduação do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB-Mob). Em sua segunda edição, esse programa é desenvolvido pelo GCUB, ao qual a UFSJ pertence, e tem o apoio do Instituto Guimarães Rosa (MRE), da Comissão Nacional da Unesco para o Brasil, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF). Sucedeu o Programa de Alianças para Educação e Capacitação (PAEC), voltado apenas para as Américas. O GCUB-MOB amplia esse arco, e se propõe a contribuir para o desenvolvimento de estudantes de alto nível acadêmico dos cinco continentes, bem como promover a internacionalização universitária e fortalecer a cooperação internacional entre as universidades brasileiras e instituições congêneres de outros países. Pelo PAEC e GCUB-MOB, 17 cursos de pós da UFSJ receberam, em 2023, 15 alunos estrangeiros; em 2024 serão mais 15, dos quatro continentes.

Programa de Educação Superior entre Brasil e México (BRAMEX). Mais uma iniciativa desenvolvida pelo GCUB, com apoio do MRE e parceria com a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior do México, o BRAMEX procura aprofundar as relações acadêmicas entre universidades brasileiras e mexicanas. A UFSJ tem recebido e enviado alunos por meio desse convênio desde sua afiliação ao GCUB; em 2023, passou a receber alunos de pós-graduação. Para o ano que vem, chegarão dois alunos mexicanos de graduação e dois de pós, mesmo número dos brasileiros que lá vão estudar. O apoio a essas ações é custeado pelo Fundo de Apoio à Internacionalização da UFSJ (FAI), criado em 2022.

Protocolo de Cooperação entre a UFSJ e o Fundo de Desenvolvimento de Capital Humano do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura do Timor Leste. Graças à assinatura desse convênio entre a UFSJ e o governo do Timor Leste em 2014 (e renovado em 2023), a Universidade recebeu, em julho deste ano, a visita do Adido de Educação e Cultura do país asiático. Em reunião com ASSIN e PROPE, foi anunciada a escolha do governo timorense de enviar alunos a apenas três universidades brasileiras, a UFSJ entre elas. A favor dessa decisão, o acolhimento e apoio dado aos estudantes do país, aliado à qualidade da formação oferecida. Sempre bom lembrar que a aluna Mônica Pereira de Jesus, formada no curso de Ciências Contábeis da UFSJ por intermédio desse convênio, já está atuando ativamente na esfera governamental do Timor Leste, oferecendo ainda consultoria e palestras para o governo da Indonésia. Com o que viu em sua visita, outra conquista foi a ampliação de vagas de intercâmbio para a pós-graduação. Desse modo, em 2024, a UFSJ receberá mais 12 alunos timorenses (cinco na pós e sete na graduação), com bolsas financiadas pelo próprio governo.

Programa de Internacionalização da UFSJ (PROINT). Criado em 2022, a UFSJ espera manter, para o próximo ano, as mesmas oito vagas para estrangeiros nos programas de mestrado e doutorado e nos cursos de graduação, divididas igualmente. Ainda pelo PROINT, sete alunos das graduações irão para o México e Estados Unidos.

Segundo a assessora Liliane Sade, os dados aqui apresentados se referem somente aos estudantes já confirmados, sendo possível que esses números cresçam ainda mais, com novas confirmações do PROINT, BRACOL (Brasil/Colômbia) e de eventuais programas aos quais a UFSJ possa se engajar em 2024.

Números
Detalhamos, a seguir, o número de estudantes estrangeiros na pós-graduação da UFSJ em 2024:
Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia (PPBE) – 7
Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) – 2
Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG) – 2
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) – 4
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGENF) – 5
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) – 2
Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) – 2
Programa de Pós-Graduação em Física, Química de Materiais (FQMAT) – 4
Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBm) – 1
Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) – 1
Programa de Pós-Graduação em História (PGHIS) – 2
Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PGE) – 1
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL) – 2
Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química (PPGMQ) – 1
Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) – 1
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC) – 1
Programa de Pós-Graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (PPEDU) – 2
Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL) – 1

Países de origem
De onde vêm os alunos estrangeiros, da graduação e da pós, que vão estudar na UFSJ em 2024? Da África, eles chegam de Angola, Benin, Cabo Verde, Camarões, Costa Marfim, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Nigéria, República do Congo, República Democrática do Congo e Tanzânia. Das Américas, o campo é diverso: Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela. Da Ásia: Paquistão, Síria, Timor Leste. E da Europa, a Alemanha vai mandar estudantes para Minas Gerais.