CMPD quer um país mais inclusivo

Publicada em 20/11/2023

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e Secretaria Municipal de Assistência Social convidam a todos para participarem da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nesta segunda, 20 de novembro, a partir das 18h30, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Avenida Leite Castro, 1.380, bairro Fábricas. O tema do encontro é Construindo um Brasil mais inclusivo.

A conferência seguirá os seguintes eixos temáticos:

I: Elaborar propostas que auxiliem estrategicamente o aprimoramento da participação social das pessoas com deficiência nas diferentes etapas relacionadas às políticas públicas, considerando a conjuntura do país e os diversos marcadores sociais da diferença que se intersectam com a deficiência, tais como raça, etnia, gênero, geração, território, orientação sexual etc.

II: Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada. Estratégias para promover o acesso das pessoas com deficiência considerando todo o ciclo de vida.

III: Elaborar propostas relacionadas ao acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos, da transversalidade e do cuidado, considerando a avaliação biopsicossocial da deficiência como um dos pilares garantidores da equidade e da inclusão.

IV: Cidadania e Acessibilidade. Capacidade civil e tomada de decisão apoiada. Sistemas de apoio (direito à escola, trabalho, saúde, habitação, reabilitação e sistemas de proteção social).

V: Os desafios para a comunicação universal. Acesso à informática e tecnologia. Tecnologias assistivas na informação e comunicação. As entidades cadastradas no CMPD poderão indicar dois representantes como delegados para a Conferência Municipal. As indicações deverão ser feitas no momento do credenciamento.

Essa luta é construída conjuntamente. Participe!

 


Gabriella Canuto
Estagiária ASREC