14 cursos da UFSJ serão avaliados no Enade; provas no domingo, 26

Publicada em 21/11/2023

Alunos inscritos no ciclo 2023 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) fazem prova no dia 26 de novembro, domingo, em locais já divulgados no sistema de informações do Exame. Os cursos participantes são Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Medicina (CDB), Medicina (CCO) e Zootecnia.

Instituído pela Lei 10.861/2004 (Lei do SINAES), o Enade foi criado com o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes da educação superior em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, bem como suas habilidades de ajustamento às demandas decorrentes da evolução do conhecimento e as competências necessárias para compreensão de temas exteriores ao campo específico de sua profissão, ligados à realidade nacional e às demais áreas do conhecimento.

Trata-se de uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação superior, aplicada pelo INEP. É um componente da avaliação que corresponde a cerca de 55% do CPC – Conceito Preliminar de Curso – uma das três modalidades de avaliação do SINAES, ao lado das avaliações in loco e autovaliação institucional.

Questionário
O Setor de Regulação e Legislação Educacional da UFSJ (SERLE) ressalta que, mesmo nos casos de hipótese de dispensa da prova por motivos trabalhistas, de saúde, ou outros, os alunos ainda são obrigados a preencher no sistema o Questionário do Estudante. O prazo termina no sábado, 25 de novembro, e é importante ser cumprido, sob pena de ficarem irregulares perante o Enade, o que bloqueia a colação de grau até agosto do ano que vem, mês a partir do qual o INEP regulariza as pendências relativas ao Enade.

Se você vai fazer o Enade 2023 e tem alguma dúvida, entre em contato por e-mail: serle@ufsj. edu.br.