Celso Pansera conhece laboratórios da UFSJ financiados pela FINEP

Publicada em 27/11/2023

A UFSJ recebeu, na última quinta, 23, a visita do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera, que falou sobre a estrutura da entidade e as oportunidades de financiamento previstas para 2024. O pesquisador esteve em Divinópolis e São João del-Rei, onde visitou laboratórios de projetos que receberam aporte de recursos nas duas últimas décadas. Nesse período (2003 a 2023), a UFSJ aprovou 23 projetos FINEP, totalizando R$ 31.344.050,67 – sendo o recorde (mais de R$ 8 milhões) registrado neste ano, na gestão Pansera.

Em Divinópolis, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), o presidente visitou o Laboratório Nível de Biossegurança 2 e a Central Analítica do Campus Centro-Oeste. Na comitiva, além de professores, pesquisadores e bolsistas da UFSJ, o reitor Marcelo Andrade; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni; a diretora do Campus, Herica de Lima Santos; e o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e Social (NETEC), Paulo Granjeiro, receberam a deputada estadual Macaé Evaristo e a tesoureira do PT, Gleide Andrade.

Herica Santos destacou os elogios feitos por Celso Pansera ao CCO que, com apenas 15 anos, está nesse patamar de pesquisa e infraestrutura científica. “Mostra que o Campus e a UFSJ estão a cada dia se projetando mais no cenário nacional e internacional”, complementou.

A vice-reitora Rosy Ribeiro acompanhou Celso Pansera em São João del-Rei. De acordo com a professora, todos os recursos da FINEP são para laboratórios multiusuários, como é o caso do Núcleo de Criação de Animais de Laboratório (NUCAL), localizado no Campus Tancredo Neves. O NUCAL fornece ratos e camundongos utilizados nas pesquisas de todos os campi da UFSJ e agora pode concluir a infraestrutura do segundo andar do prédio para garantir a totalidade de seu funcionamento.

No Campus Dom Bosco (CDB), o presidente da Financiadora de Projetos conheceu o Centro de Referência em Pesquisa Documental (CEDOC); o Laboratório II: LMDCNAT e o Laboratório III: LATES, ambos do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT).

Após visitação aos laboratórios, Celso Pansera se reuniu na Sala da Peteca com os pesquisadores presentes para conversar sobre prospecções futuras. Disse estar “injetando um pouco de ânimo” aos ouvintes, ao informar que em breve muitos editais estarão abertos.

“Estamos fazendo essa avaliação da infraestrutura [da UFSJ], conhecendo in loco e conversando um pouquinho com os pesquisadores, professores e gestores da instituição sobre a perspectiva da Ciência brasileira nesse novo momento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que administramos.”
 


Texto: Greycyelly Miranda (ASCOM)
Foto: Luisa de Lucena (ASREC)