Professor Marcelo Andrade é reconduzido à Reitoria da UFSJ

Publicada em 25/04/2024

Reeleito reitor da Universidade Federal de São João del-Rei em 2023, o professor Marcelo Pereira de Andrade tomou posse nesta quarta-feira, 24, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, de secretários do Ministério ligados à educação superior e de parlamentares dos mais diversos estados do país. Ao todo, foram empossados 16 dirigentes de universidades federais e 10 das instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “O compromisso do presidente Lula, assumido no primeiro encontro com os reitores e reitoras, em janeiro do ano passado, é o de reitor eleito, reitor empossado em todas as universidades federais”, reforçou o ministro.

O decreto com a nomeação do reitor Marcelo Andrade para o segundo mandato (2024-2028) foi publicado na terça, 23, no Diário Oficial da União (DOU). Como primeiro ato de sua nova gestão, Marcelo nomeou a professora Rosy Ribeiro como vice-reitora da UFSJ.

“Para mim é uma honra. Será uma gestão voltada para todos. Queremos construir a nossa Universidade na adversidade, na coletividade, no respeito, na democracia. Somos todos UFSJ. Peço a vocês que se engajem por mais quatro anos na construção da nossa UFSJ, que tanto nos orgulha, voltada para a sociedade e o povo brasileiro”, declarou o reitor, horas antes da cerimônia de posse em Brasília.

Representando a Andifes, a nova reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Alves, considerou o momento simbólico e fundamental para o fortalecimento de todas as instituições federais de ensino superior. “Vivemos aqui o resultado de um debate democrático necessário para a escolha dos dirigentes, um momento singular e especial que precisa acontecer sempre, porque é fruto de uma luta e de um debate que envolve a comunidade acadêmica de todas as instituições representadas por cada um de nós aqui”, resumiu.

Tomaram posse reitoras e reitores das seguintes instituições federais:
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)
Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal do Rondonópolis (UFR)
Universidade Federal de Jataí (UFJ)
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)