Evento no Dpsic aborda desenvolvimento humano e interações sociais

Publicada em 18/11/2022 - Fonte: ASCOM

De 23 a 25 de novembro, será realizado o VI Seminário Caminhos Junguianos: O Corpo em Movimento, contando com 10 palestras, seis minicursos, e atividades culturais como poesia, dança, teatro, música e lançamento de livro. A mesa de abertura está marcada para a quarta, 23, às 15h, no auditório da Biblioteca do Campus Dom Bosco, com a presença do reitor Marcelo Andrade, e dos professores Roberto Pires Calazans de Matos, chefe do Departamento de Psicologia da UFSJ (Dpsic), e do Walter Melo Junior, coordenador do evento.

O Seminário é organizado e promovido pelo Grupo Caminhos Junguianos e pela Cátedra Nise da Silveira. Tem por objetivo, como pontua Walter Melo, debater a relação mente e corpo, e ainda abordar questões relacionadas ao desenvolvimento humano, questões de gênero e as relações entre corpo, cidade e mundo.

O Grupo Caminhos Junguianos é uma das referências em Psicologia Analítica nas universidades, formando profissionais para o trabalho clínico e para a saúde pública e está vinculado aos programas de pós-graduação em Psicologia da UFSJ (PPGPSI) e da UFJF.

Entre os destaques do evento estão Ana Maria Galrão Rios (Instituto Sedes Sapientiae), Leda Seixas (PUC-SP), Paula Perrone e Márcia Gagliardi (pós-doutorandas do PPGPSI/UFSJ), Heráclito Pinheiro (Instituto Dédalus). E como fruto do Seminário, informa o professor Walter, será publicado um livro com as palestras desta edição.

As atividades do VI Seminário serão presenciais, e também com transmissão pelo canal Grupo Caminhos Junguianos no YouTube.

A agenda de programação está disponível no Instagram. Serão emitidos certificados para quem se inscreveu previamente, o que ainda pode ser feito neste link.

Texto: Elivelton Cosme (Estagiário Ascom)
Edição: Cibele de Moraes
Orientadora: Luciene Tófoli