Câncer de próstata: dados que comprovam a importância do diagnóstico precoce

Publicada em 25/11/2022

Você sabia que, no Brasil, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, e o segundo que mais mata?

Os dados, que excluem os tumores de pele não melanoma, são do Instituto Nacional de Câncer (Inca), referentes a 2020, quando foram registrados mais de 65 mil novos casos e mais de 15 mil mortes.

Para este ano, o cenário esperado é semelhante. Especificamente em Minas Gerais, é projetado um número acima de seis mil ocorrências.

Neste Novembro Azul, a UFSJ alerta: os cuidados não podem parar, mesmo em tempos de covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. O tratamento pode ser feito inclusive pelo SUS, desde exames clínicos até procedimentos cirúrgicos.

Segundo o Inca, muitas vezes o câncer de próstata evolui de forma silenciosa, daí a importância do acompanhamento médico regular. Entre os sintomas, os mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em iniciar ou finalizar o jato urinário; diminuição do jato urinário; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; presença de sangue na urina.

Observar, também, os fatores de risco: idade (principalmente homens acima de 60 anos), hereditariedade (homens que possuem familiares de primeiro grau, pai e/ou irmão, que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos) e obesidade (apresenta pior evolução no caso de cânceres de próstata avançados).

O Instituto de Câncer reforça que a adoção de hábitos saudáveis de vida, como realizar atividade física, manter o peso corporal adequado, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar é fundamental para prevenir diversas doenças crônicas, dentre elas, o câncer.

Agora que você está mais informado, que tal retomar a prevenção ao câncer de próstata?

Saiba mais
Dados sobre câncer no Brasil: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros
Projeção de casos de câncer de próstata em Minas Gerais: https://bit.ly/3VpAunX
Importância do diagnóstico precoce: https://bit.ly/3VrOSvM
Inca: www.gov.br/inca