Enade 2022: alunos da UFSJ fazem provas neste domingo, 27

Publicada em 25/11/2022

A prova do Enade 2022, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, será aplicada, exclusivamente presencial, neste domingo, 27 de novembro, para concluintes dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo e Psicologia.

O Setor de Regulação e Legislação Educacional da UFSJ (Serle) preparou orientações aos alunos que farão o Exame:

1- A prova se divide em Formação Geral (dez questões, sendo duas discursivas) e Componente Específico (30 questões, sendo três discursivas).

2- O aluno concluinte inscrito no Enade 2022 não poderá colar grau caso não realize a prova ou não preencha o Questionário do Estudante até o dia 26 de novembro. Para preenchê-lo, acessar o sistema informacional do Enade, disponível em enade.inep.gov.br.

3- O estudante que solicitou atendimento especializado (cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular e/ou outra condição específica) e tiver sua solicitação aprovada pelo Inep poderá utilizar material próprio e deverá levá-lo no dia da prova.

4- Para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira, o estudante poderá indicar o uso do aparelho auditivo e implante coclear na solicitação de atendimento.

5- Para transtorno do espectro autista, o aluno que teve sua solicitação confirmada pelo Inep poderá utilizar caneta transparente com tinta colorida para proceder às marcações em seu caderno de prova, exclusivamente: o cartão-resposta deve obrigatoriamente ser preenchido com caneta transparente de tinta preta.

6- A estudante que solicitou atendimento para lactante deverá, no dia de realização do Exame, levar um acompanhante adulto, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda do lactente. A estudante não poderá ter acesso à sala de provas acompanhada da criança.

7- O Inep/MEC recomenda que o estudante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia da prova e máscara de prevenção à covid-19, mesmo em estados ou municípios onde o uso da máscara em local fechado esteja liberado.

8- Além de lanche, máscara e caneta esferográfica transparente de tinta preta, o estudante não poderá portar nenhum outro material na carteira durante a prova, exceção àqueles que solicitaram Atendimento Especializado.

9- A prova do Enade não será aplicada pela UFSJ, mas sim por uma empresa privada contratada pelo Inep/MEC.

Mais informações, entrar em contato com serle@ufsj.edu.br.