Prêmio nacional coloca UFSJ em destaque na pesquisa científica no Brasil

Publicada em 28/11/2022

A Universidade Federal de São João del-Rei, representada pelo reitor Marcelo Andrade e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, recebe, nesta terça, 29, em Brasília, o Prêmio Capes Elsevier na categoria Contribuição científica de maior impacto. Os vencedores da 6ª edição foram selecionados a partir de indicadores de produção científica extraídos da ferramenta SciVal, da Elsevier, que oferece acesso rápido e fácil aos resultados de pesquisas de mais de 20 mil instituições de 230 nações de todo o mundo. A metodologia engloba diferentes combinações de indicadores para cada categoria, no período de 2017-2021, e norteia-se pelo manual Research Metrics Guide Book.

De acordo com a assessoria de Imprensa da Elsevier, a metodologia da premiação contemplou mais de um indicador bibliométrico por categoria: 1) colaboração internacional; 2) colaboração universidade-empresa; 3) crescimento da produção científica; 4) produção científica de maior impacto; 5) contribuição para pesquisa de covid-19; e 6) produção científica citada em políticas públicas. O objetivo também foi utilizar indicadores ponderados por disciplina para garantir uma avaliação mais equilibrada. O diretor regional de vendas da Elsevier para a América do Sul, Ezequiel Farré, afirmou que “é uma honra premiar e homenagear instituições de pesquisa que tanto contribuíram para o desenvolvimento científico do país, dando maior visibilidade mundial à produção científica brasileira.”

O desafio da pesquisa nas universidades federais
Não é novidade que as universidades públicas amargam nos últimos anos, principalmente desde 2016, um estrangulamento contínuo em seus orçamentos, com cortes sistemáticos de verbas, além dos constantes contingenciamentos. Os números efetivados pelo Governo Federal para a UFSJ, por meio da Lei Orçamentária, excetuando-se as despesas obrigatórias, caiu de R$ 91.845.821,00, em 2016, para R$ 45.151.787,00, em 2021. Se for considerado somente o recurso dirigido a investimentos, a situação é bem mais complicada: nesse mesmo intervalo, caiu de R$ 33.913.518,00 para R$ 1.648.450,00.

Apesar desse colapso orçamentário e financeiro, o reitor Marcelo Andrade ressaltou que “a atual gestão – seguindo a proposta de campanha e lutando pelo protagonismo da nossa instituição, do cenário regional ao internacional –, tem investido verbas discricionárias e buscado recursos externos para uma política de fortalecimento na pós-graduação, na pesquisa e na inovação, implementando uma política institucional coesa e contínua de valorização desse importante tripé que sustenta a nossa Universidade.” O reitor destaca que um exemplo concreto desse investimento são os recursos destinados aos editais do Fundo de Pesquisa, que passaram de R$ 55 mil, em 2017, para R$ 200 mil, em 2022, um aumento de 363%.

“Prêmio Capes Elsevier é uma vitória coletiva”
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, faz questão de ressaltar que o Prêmio Capes Elsevier traduz os esforços feitos pelos pesquisadores da UFSJ, que reverberam os investimentos de uma política institucional focada no crescimento do setor. Atualmente, a Universidade possui 30 programas de pós-graduação, sendo 26 acadêmicos e 4 profissionais. Mais da metade dos 877 professores integram pelo menos um programa de pós na instituição. Levantamento efetuado pela PROPE mostra que, atualmente, são 1.400 mestrandos. Desse total, 29% são bolsistas. E, dos 211 doutorandos, 64% contam com o mesmo incentivo. Capes, UFSJ e Fapemig são as principais fontes financiadoras.

Baldoni enfatiza que o Prêmio Capes Elsevier é um incentivo para todos: “Esse prêmio representa o reconhecimento do trabalho de toda a comunidade acadêmica ao longo destes últimos anos. O prêmio, baseado em métricas científicas robustas e independentes, indica que os pesquisadores da UFSJ estão publicando seus trabalhos em revistas científicas de elevada qualidade, e esses trabalhos estão sendo citados e reconhecidos por outros pesquisadores nacionais e internacionais. Isso é um indicador de que as temáticas trabalhadas nas pesquisas da UFSJ possuem grande relevância, são atuais e de interesse da sociedade e da comunidade científica”, salientou.

Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas