Komiketo é medalha de prata na etapa regional da Baja SAE Brasil

Publicada em 29/11/2022 - Fonte: ASCOM

A equipe de competição Komiketo Baja conquistou o título de vice-campeã e mais sete troféus na 15ª edição da Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste, realizada em Piracicaba (SP), entre os dias 17 e 19 deste mês. Participaram da disputa 30 equipes de diversas universidades da região.

O Baja SAE Brasil é um desafio proposto aos estudantes das equipes de competição dos cursos de Engenharia, e oferece a chance de se aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. No caso, a proposta é instigar o desenvolvimento de um veículo off road de competição, desde a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

A preparação da equipe da UFSJ começou meses antes da competição, a partir de muito estudo e testes, que demandaram tempo de dedicação para obter um bom desempenho nas provas, além da gestão de crises durante as atividades de preparação e disputa. “O segundo lugar sumariza essa preparação, já que estamos falando de uma competição de alto nível”, pontua Lucca Dambrós, vice-capitão da Komiketo Baja.

“A disputa é o máximo desse processo, pois apresentamos o projeto como profissionais, para outros engenheiros, que vão avaliar nosso trabalho para melhoria e troca com outros estudantes, indicando o que podemos superar”, conclui Lucca. Subir ao pódio com a prata só foi possível, segundo o capitão Gabriel Cruz, pela dedicação dos participantes, pela parceria firmada com os patrocinadores e pelo apoio do corpo de servidores e da Reitoria da UFSJ.

Ainda fica aquela sensação de “quero mais!”, o que traz, de acordo com Lucca, “mais gás para a próxima competição, a etapa nacional”, que acontece em março de 2023, na cidade de São José dos Campos (SP). A Komiketo Baja estará presente, disputando vaga para o certame internacional.

A atual formação da Komiketo
Participaram da Regional Sudeste, 15ª Baja SAE Brasil, o professor Luiz Gustavo Monteiro Guimarães, do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF); o técnico Camilo Lellis dos Santos; e os alunos Gabriel Cruz, Lucca Dambrós, Pedro Henrique Fonseca, Igor Antunes Ferreira, Tássio Henrique Carrara, Matheus Lima Condé, Luana Hortência, Jéssica Carvalho Silveira, Vinícius Misson, Douglas Felipe Carvalho, Verônica Teixeira, Bárbara Monteiro, Vitória Aparecida Morais, Bryan Matheus Silva, Hugo Matias, Pabllo Miguel Pires, Rodolfo de Branco Faria, Túlio Nahas, Pietra Vargas e Hanna Alvarenga.

Texto: Elivelton Cosme (Estagiário Ascom)
Edição: Cibele de Moraes
Orientadora: Luciene Tófoli