Docente da UFSJ recebe homenagem de universidade colombiana

Publicada em 01/12/2022 - Fonte: ASCOM

O professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UFSJ (DECAC), Bezamat de Souza Neto, foi homenageado com o título de “Pütchipü”, concedido pelo Grupo de Investigación Emprendedores de La Universidad de La Guajira, na Colômbia. O prêmio foi entregue durante a participação do docente no Encontro de Empreendedorismo e Inovação: Plataforma de Empreendedorismo Feminino para o Desenvolvimento Fronteiriço, realizado no início de novembro.

O professor Bezamat ficou surpreso e emocionado com a homenagem. “A experiência foi muito intensa. Não esperava receber um título importante como esse. A palavra Pütchipü é originária da etnia Wajüü, majoritária naquela região, e quer dizer aquele que traz e leva palavras. Essa é a essência do intercâmbio. Foi muito marcante e trabalharei para contribuir ainda mais com a Universidad de La Guajira.”

O evento
O convite para participar de debate presencial na instituição colombiana surgiu depois da troca de experiências vivenciada durante a pandemia. Em formato remoto, foi estabelecido contato entre a UFSJ e a Universidad de La Guajira, criando um grupo de pesquisa com o intuito de compartilhar conhecimentos voltados a incentivar ações relacionadas ao empreendedorismo feminino. Nesse contexto, promoveram evento on-line, em 2022, com a participação da UFSJ e de representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

No Encontro de novembro, o docente da UFSJ ministrou duas palestras com temas distintos e um minicurso com foco na formação empreendedora. Durante as contribuições, o professor destacou o papel da Universidade no desenvolvimento de estratégias que possam impactar o ecossistema local. O conteúdo buscou uma abordagem sob a perspectiva de gênero, destacando o papel da mulher para a criação de empresas em um cenário universitário.

De acordo com Bezamat, o próximo passo é repassar a metodologia de incubadora de cooperativas sociais, já consolidada em iniciativas desenvolvidas na UFSJ, e também experiências da UFRJ voltadas para o empreendedorismo feminino nas periferias. Será proposta, ainda, a readequação do convênio já existente entre a UFSJ e a universidade colombiana, visando ao intercâmbio de alunos entre as instituições.

La Universidad
A Universidade de La Guajira, também conhecida como Uniguajira, é uma universidade pública com sede principalmente na cidade de Riohacha, norte da Colômbia. A instituição está localizada em uma região onde predomina a cultura da etnia Wajüü, povo originário do local. A valorização da história está presente nas roupas, costumes e na língua nativa que, juntamente com o idioma espanhol, nomeia as inscrições da Uniguajira.