16 pesquisadores da UFSJ estão na lista dos mais produtivos do mundo

Publicada em 06/12/2022

Segundo o AD Scientific Index, que avaliou o Ranking Mundial de Cientistas de 19.500 Universidades em 216 países, a Universidade Federal de São João del-Rei tem 141 pesquisadores nesta edição. A informação é do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor André Baldoni. A relação completa dos professores na UFSJ pode ser consultada aqui.

Em relação ao ranking Top 10.000 pesquisadores do Brasil, a UFSJ experimentou um crescimento. Em 2021, a universidade possuía 13 pesquisadores; neste ano, o quantitativo subiu para16.

Os pesquisadores da UFSJ destacados pelo Top 10.000 são Marina Bitencourt Bandeira (Dpsic), Eduardo Sérgio da Silva (CCO), Josefredo Rodrigues Pliego Júnior (Dcnat), Marco Antônio Schiavon (Dcnat), Túlio Hallak Panzera (Demep), Rogério Martins Maurício (Depeb), Keyller Bastos Borges (Dcnat), Clareci Silva Cardoso (CCO), Hélio Batista dos Santos (CCO), Maria Nivalda de Carvalho Freitas (Dpsic), Björn Gücker (Degeo), Luiz Antônio da Fonseca Manso (Depel), Kurt Strecker (Demep), Danyelle Romana Alves Rios (CCO), Fernando Lessa Tófoli (Depel) e Arnaldo César Pereira (Dcnat).

Projeção e reconhecimento
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, “esse resultado é fruto do desempenho individual dos pesquisadores, somado às políticas institucionais que fomentam a produção científica. Esse reconhecimento veio em função do aumento da projeção e do reconhecimento das nossas pesquisas no cenário nacional e internacional em diversas áreas do conhecimento.”

AD Scientific Index
O AD Scientific Index promove sua avaliação anual tomando, por base, indicadores bibliométricos do Google Acadêmico (Google Scholar), plataforma amplamente utilizada para buscas acerca da literatura acadêmica. O ranking é estabelecido por meio de uma combinação de critérios significativos, que contabilizam e avaliam o número de citações recebidas, mundialmente, em relação aos artigos publicados pelos pesquisadores.