Galeria de reitores e vice-reitores é inaugurada na UFSJ

Publicada em 07/12/2022

A Universidade Federal de São João del-Rei inaugurou na tarde desta quarta-feira, 7 de dezembro, a Galeria de Reitores e Vice-Reitores da instituição. Mais de 70 pessoas prestigiaram o evento. Afixado no saguão da Reitoria, no prédio principal do Campus Santo Antônio, o quadro traz fotografias de todos os gestores da UFSJ, desde sua criação, em 1987. O novo espaço integra as comemorações dos 35 anos da UFSJ e faz uma homenagem aos professores que dedicaram parte de sua trajetória na instituição para contribuir com o crescimento da Universidade. O evento foi transmitido pela TV UFSJ e pode ser conferido neste link.

O atual reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, iniciou sua fala afirmando ser um prazer estar no meio de pessoas que fizeram a história da UFSJ com suas gestões e equipes. “Sem vocês não haveria a UFSJ. Muito obrigado pelo trabalho que, com brilhantismo, fazem o sucesso da nossa instituição. É com muita satisfação que inauguramos esse espaço singelo, que representa nosso respeito pelo que nos deixaram. Agora, quem passar pelo saguão da Reitoria poderá conhecer e relembrar parte da memória da UFSJ.” Marcelo ainda lembrou que, para ser reitor, é fundamental a solidariedade de docentes, estudantes, técnicos e terceirizados. “O poder só tem sentido se for voltado para o coletivo, e é por isso que, com orgulho, faço parte desta Universidade.”

A vice-reitora Rosy Ribeiro agradeceu aos dirigentes da UFSJ por terem abraçado o desafio de gerir a instituição. “É com muita honra que faço parte dessa história e agradeço a toda a equipe que torna a vida da Reitoria mais simples, fácil e prazerosa, nos dando força para lutar pela nossa instituição.”

O professor Mário Neto Borges falou em nome de todos os reitores e vice-reitores presentes, saudando a iniciativa da atual gestão e destacando a importância da coletividade. “A transformação da Funrei em UFSJ foi um marco com valor especial na história da instituição e deve ser preservada e construída. Fiquei extremamente contente com a homenagem, pois o reconhecimento é a melhor moeda para pagar o trabalho desenvolvido na nossa trajetória.”

O reitor Helvécio Luiz Reis considera que esse momento é para a UFSJ. “Relembrar e rememorar essa história é de extrema relevância, pois as pessoas que chegam à Universidade não têm noção de tudo o que aconteceu para podermos chegar a esse patamar. Sinto-me muito feliz, mas é a UFSJ que está de parabéns.”

A professora Valéria Kemp se sentiu honrada por fazer parte de uma cronologia escrita por tantas mãos. “A UFSJ é fruto da ousadia e do sonho de construir no interior do país uma universidade pública, da qual o crescimento foi fruto de um esforço coletivo. Estamos aqui representando toda a comunidade acadêmica e pessoas de outros órgãos e instituições que deram suas contribuições para podermos, mesmo com dificuldades, cumprir juntos a missão de oferecer uma educação superior de qualidade para nossos alunos.”

Frederico Ozanan Neves ficou muito satisfeito com o convite e enfatizou a importância das pessoas que contribuíram e contribuem para a consolidação da Universidade. “Não só os dirigentes, mas todos que integram a UFSJ, têm papel relevante nessa construção.”
Para Wlamir José da Silva, registrar essa trajetória é significativo para marcar o trabalho de todos aqueles que fizeram parte da gestão. “Recebi com bastante felicidade essa homenagem, que reconhece a dedicação de tantas pessoas à história da UFSJ.”

Antônio Luiz Assunção recebeu com surpresa e alegria o tributo. “Ocupei a Vice-Reitoria por um breve período, quando foi necessária minha colaboração com nossa Universidade, o que me enche de orgulho.”

Retrospecto
A professora Magda Assis foi representada por sua irmã, Mara Assis, muito emocionada com o evento. “A Funrei era a casa da Magda e ela fez dessa Universidade a sua vida. Tinha imenso orgulho de ter participado da federalização da UFSJ. Agradecemos por esse reconhecimento.”

A professora Maria do Carmo Narciso Silva Gonçalves, representada pela também docente Maria José Cassiano, enviou mensagem dizendo que considera o evento como uma forma de a UFSJ registrar o que está construindo. “Nós somos discretos pontos que contribuíram com essa linha do tempo. A UFSJ está progredindo e é um exemplo mais concreto de fazer história. É muito gratificante fazer parte desse caminho de maneira evidente. É um retrospecto que fazemos para nossa vida e ver que tudo valeu a pena. Atrás de cada uma dessas fotos, estão todas as pessoas que, de um modo muito especial, marcaram nossas vidas. Cito todos os alunos que tive e terei eternamente na minha vida: eles justificam aquilo que me propus a fazer na vida.”

O primeiro reitor da UFSJ, João Bosco de Castro Teixeira, foi representado pelo servidor Weber Neder Issa. Os professores Sérgio Augusto da Gama Cerqueira, Waldir Mano e José Raimundo Facion não puderam estar presentes.

Programação
Durante o evento, os reitores Marcelo Andrade e Valéria Kemp descerraram a Galeria de Reitores e Vice-Reitores da UFSJ. A cerimônia contou com a exibição de vídeo comemorativo que resgata imagens históricas da UFSJ, mostrando seu crescimento ao longo das suas três décadas e meia de existência.

A homenagem ofereceu ainda aos presentes uma apresentação de canções brasileiras e o Hino Nacional, interpretados pelos alunos do curso de Música, Camila Hellen, Polyana Ribeiro, Maria Letícia Amorim, Reeh Santos, Rafael Dimitri e Mariana Almeida.

Para encerrar a solenidade, o hino da UFSJ foi interpretado à capela pelo professor do Departamento de Letras, Artes e Cultura, José Antônio de Oliveira Resende, autor da letra e da música desse símbolo institucional.