"O principal desafio é implementar estratégias que diminuam o índice de analfabetismo no país"

Publicada em 16/03/2023 - Fonte: ASCOM

O Ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, designou, no dia 13 deste mês, a professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, do Departamento de Ciências da Educação (Deced) da UFSJ, para assumir a Coordenação Geral de Políticas Educacionais em Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

Socorro Nunes é professora titular da UFSJ, doutora em Educação pela UFMG e pós-doutora pela Universidade de Londres (King´s College), pela Goldsmiths (Londres) e pela Federal de São Carlos (UFSCar). Entre outras atividades, lidera o grupo de pesquisa Alfabetização, Linguagem e Colonialidade, é pesquisadora das áreas de alfabetização, letramento e internacionalização do ensino superior. Bolsista de Produtividade do CNPq, a professora orienta alunos de mestrado e doutorado nos programas de pós em Educação da UFSJ e da Federal de Pernambuco (UFPE).

Outro plano
A pesquisadora teve seu nome indicado ao Ministério da Educação pelas principais entidades da sua área, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), como reconhecimento à sua trajetória acadêmica. “Vou continuar fazendo meu trabalho na alfabetização de jovens e adultos. O principal desafio é implementar estratégias que diminuam o índice de analfabetismo no país. Mas fazer isso de forma dialogada com os diferentes setores desse campo. Num outro plano, espero aplicar o conhecimento acumulado ao longo de tantos anos”, afirma Socorro, ressaltando que se sente bastante honrada em tornar a sua universidade, a UFSJ, mais conhecida nacionalmente.