Igualdade na Academia para pesquisadores da pós-graduação

Publicada em 17/03/2023

O primeiro passo foi dado na realização de ações concretas e duradouras em busca de igualdade de gênero na Academia. Foi implementada no cadastro de docentes e discentes a possibilidade de informar afastamento dos programas de pós-graduação, em virtude da Licença Maternidade/Paternidade/Adotante.

A partir de agora, as licenças relacionadas à parentalidade já podem ser formalmente registradas na Plataforma Sucupira. Essa informação vai para o campo “motivo do afastamento” e não mais para “outras”.

Em janeiro de 2023, o Parent in Science (PIS) enviou à Capes carta solicitando a inclusão de informações sobre a maternidade na Plataforma Sucupira, que resultou na atual mudança.

O Parent in Science é um movimento que desde 2016 trabalha a questão da desigualdade de gênero na Ciência, trazendo a maternidade para o centro da discussão. Em 2018, realizou um levantamento mostrando o impacto direto da maternidade na carreira científica das mulheres, o que se refletia numa queda de produtividade nos anos seguintes ao nascimento dos filhos. Nesse contexto, mulheres que se tornaram mães acabam tendo sua competitividade prejudicada por um período longo, impactando sua ascensão na carreira e até mesmo provocando seu abandono da ciência. Com relação às docentes de cursos de pós-graduação, especificamente, essa queda da produtividade impactava diretamente nos processos de credenciamento e recredenciamento dos programas de pós-graduação.

O movimento segue na luta para que agora todos os documentos de área da Capes indiquem que essa informação deve ser utilizada para adaptação dos parâmetros de avaliação.

Parent in Science
O grupo formado por cientistas mães e cientistas pais surgiu com o intuito de ampliar a discussão sobre a maternidade e a paternidade no universo da Ciência do Brasil, uma questão que, até então, era ignorada no meio científico.

Propõem ações que visam preencher um vazio, de dados e de conhecimento, sobre uma questão fundamental: o impacto dos filhos na carreira científica de mulheres e homens em diferentes etapas da vida acadêmica.

Suas ações levaram a mudanças concretas no cenário científico brasileiro. Hoje, diferentes editais de financiamento consideram os períodos de licença-maternidade na análise de currículos.