Conheça esse projeto da deputada federal Duda Salabert

Publicada em 30/03/2023

Você provavelmente já sabe: Duda Salabert, professora de Literatura, foi a vereadora mais votada de BH e a primeira transexual a ocupar a Câmara Municipal da cidade. Mas a trajetória da atual deputada é extensa e recheada de luta. Vamos conhecer um pouco mais seu trabalho!

Duda foi responsável pela criação da ONG BH Transvest, que visa combater a transfobia e incluir travestis, transexuais e transgêneres na sociedade. A iniciativa surgiu em 2015, junto a outros professores, e oferece cursos, aulas e troca de saberes entre a comunidade trans e aliadas.

Durante a pandemia, a ONG ofereceu auxílio financeiro, atendimento psicológico e cestas básicas para 148 mulheres trans e travestis. Toda a verba é arrecadada por meio de doações voluntárias.

Foram atendidas 132 travestis adultas e 16 idosas. São consideradas idosas aquelas com mais de 35 anos, uma vez que a expectativa de vida dessa população é abaixo dessa idade. Esse dado mostra como o Brasil continua sendo, infelizmente, o país mais transfóbico do mundo.

Além do suporte financeiro e psicológico, a ONG também divulga vagas de emprego destinadas a essas mulheres. Segundo Duda Salabert, “apenas 4% das mulheres trans e travestis estão inseridas no mercado de trabalho formal. 90% delas não conseguiram concluir nem o ensino médio.”

A ONG também promove cursos de idiomas, cursinho pré-vestibular, educação para jovens adultos e oficinas de teatro. O foco é qualificar essa comunidade, para viabilizar sua inserção no mercado de trabalho, diminuindo a desigualdade social e, principalmente, oferecendo dignidade para a vida dessas pessoas.

Nesta sexta, 31, às 19h, a deputada estará presente no Teatro do Campus Dom Bosco, para o encerramento da Semana de Acolhida aos Calouros. Diversidade sexual e de gênero na educação superior será o tema de sua palestra. O encontro também será transmitido no canal da TV UFSJ no YouTube.

Para conhecer mais o BH Transvest e colaborar, acesse www.instagram.com/transvestbh.

Não deixe de acompanhar o trabalho da ONG e o de Duda Salabert pelas redes sociais.