Ela foi a representante no Brasil em conferência das Nações Unidas

Publicada em 31/03/2023

A deputada federal Duda Salabert (PDT) participou da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a água. O evento aconteceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, de 22 a 24 deste mês, quando também se comemora o Dia Mundial da Água. Na Câmara, Duda compõe a comissão de Meio Ambiente e foi a única representante de Minas na comitiva enviada aos Estados Unidos.

Na Conferência, foi construída uma agenda de ação envolvendo governos, instituições e comunidades locais, e apresentado um balanço das metas já implementadas no âmbito da Década de Ação para a Água e o Saneamento, cujo prazo vai até 2028.

Segundo a equipe da deputada, o evento é o fórum mais importante do mundo sobre segurança hídrica, e não acontecia há 30 anos. Duda pontuou o que está acontecendo em Ouro Preto (MG) com a privatização do serviço de fornecimento de água, que fez aumentar significativamente o preço da conta. “Numa cidade em que 22% da população está abaixo da linha da pobreza, o contrato com a empresa prevê que apenas 5% da população pode ter direito à tarifa social, ou seja, uma parte considerável da população de Ouro Preto não tem direito à água, um direito humano”, relatou a deputada ao sair de uma reunião na conferência que tratou da questão água e direitos humanos.

Nesta sexta, 31, às 19h, a deputada estará presente no Teatro do Campus Dom Bosco, para o encerramento da Semana de Acolhida aos Calouros. Diversidade sexual e de gênero na educação superior será o tema de sua palestra, debatido em conjunto com a presidenta do Coletiva Adelaides, Débora del Guerra. O encontro também será transmitido no canal da TV UFSJ no YouTube.