Todos os 30 primeiros ingressantes se formaram na especialidade

Publicada em 31/03/2023

Como cuidar das pessoas que têm doenças que ameaçam a vida, enfermidades com potencial de não serem curadas?

É aqui que entram em cena os cuidados paliativos, que “prezam por acrescentar vida aos dias, e não apenas dias à vida”, como define o professor Alexandre Ernesto Silva, coordenador da pós-graduação em Cuidados Paliativos da UFSJ – o curso formou, na semana passada, a primeira turma de especialistas. Trinta alunos começaram a especialização, e todos eles concluíram a pós realizada no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis. Nenhuma desistência.

Alexandre explica que a pós é multiprofissional, e entre os formados estão profissionais de diversas áreas. “Temos médicos de família em comunidade, cirurgião, cardiologista, oncologista, enfermeiro que trabalha com criança, psicólogos das diversas vertentes. Essa troca é muito rica e permite construir um conhecimento muito robusto.”

A demanda por uma especialização em Cuidados Paliativos, explica Alexandre, surgiu com as necessidades que o envelhecimento da população trouxe para a sociedade. “Estamos vivendo mais, porém muitas doenças ameaçam a continuidade da vida. Por isso, precisamos mais do que a cura da doença, precisamos saber o que fazer quando a doença tem o potencial de não ser curada”, prossegue, ressaltando que, em geral, os cursos de formação de saúde são voltados para cura, havendo essa lacuna preenchida pelos cuidados paliativos.

Com a formatura dos primeiros profissionais, o curso deve começar uma nova turma em abril. “A gente só abre uma nova turma quando conclui a anterior”, explica, celebrando que receberam um bom número de inscritos para o processo seletivo.

Quer saber mais sobre a especialização em Cuidados Paliativos da UFSJ? Acesse a página do curso.