StartupCAP visita ecossistema de inovação em Belo Horizonte

Publicada em 31/03/2023 - Fonte: ASCOM

A StartupCAP, Liga de Empreendedorismo da UFSJ no Campus Alto Paraopeba, promove a cultura empreendedora e de inovação tecnológica, não só na Universidade, mas também junto à comunidade externa.

Na semana passada, o grupo realizou visita técnica ao ecossistema de inovação de Belo Horizonte, como uma das atividades do Projeto Na estrada com a Inovação. Sob coordenação da professora Ana Maria Resende, os jovens empreendedores estiveram em espaços que movimentam a cultura da inovação na capital mineira, com o objetivo de aperfeiçoar e ampliar o conhecimento na área do empreendedorismo.

No roteiro, a primeira parada foi no Parque Tecnológico de Belo Horizonte, o BH-TEC, onde os alunos conheceram a estrutura do local e de que forma são desenvolvidas as conexões de negócios de base científica-tecnológica. Também puderam ver mais de perto o trabalho de uma empresa que está instalada no local, a IEBT INNOVATION.

A visita seguinte foi à Incubadora de Empresas da UFMG, a INOVA. Foi apresentado aos integrantes da StartupCAP o passo a passo para uma empresa ser incubada e quais os requisitos que elas devem seguir para garantir a sua formação. Algumas empresas juniores, alocadas nesse espaço, entraram no roteiro, mostrando um pouco do trabalho e das ações promovidas pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG (CTIT).

A última estação foi o P7 CRIATIVO, na qual discutiram como funciona a Economia Criativa e de que forma essa comunidade ajuda empresas a desenvolverem negócios relevantes – um momento de reflexão sobre como inserir esse conhecimento adquirido no ambiente universitário.

A Liga StartupCAP, em parceria com o projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI), promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (SEDE), atua na UFSJ promovendo iniciativas que visam contribuir para o desenvolvimento da cultura empreendedora e fomento da inovação no ecossistema do Alto Paraopeba.

Saiba mais aqui sobre a Liga de Empreendedorismo!

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)