"Toda vez que a palavra falha, a violência entra em cena": Duda Salabert palestra na UFSJ

Publicada em 31/03/2023

O tão aguardado encerramento da Semana de Acolhida aos Calouros, com palestra da deputada federal Duda Salabert, finalmente chegou! É nesta sexta, 31, às 19h, no Teatro do Campus Dom Bosco, e transmissão pelo canal da TV UFSJ no YouTube. Diversidade sexual e de gênero na educação superior é o tema do debate, que vai contar também com as ideias da presidenta do Coletiva Adelaides, Débora del Guerra, graduada em Enfermagem, militante feminista e poeta.

Vamos trazer aqui trechos de entrevista concedida pela nossa palestrante à Folha de S.Paulo no começo deste mês (a íntegra pode ser lida em http://bit.ly/3TWS3MC), que ilustram o pensamento da deputada federal mais votada da história de Minas Gerais. A foto é da igualmente poderosa Gabriela Biló.

“Nós, pessoas travestis e transexuais, estamos preocupados em garantir a dignidade mínima para nossa existência. Até 200 anos atrás negros e negras não eram reconhecidos como humanos pelo Estado brasileiro. E hoje nós, pessoas travestis e transexuais, não somos reconhecidas como humanos, porque a gente está lutando por questões básicas que ainda não conquistamos.”

“Há um estudo da UFMG que mostra que 90% das travestis e transexuais não concluíram o ensino médio. O que mostra que não existe evasão escolar para pessoas trans, o que existe é a expulsão escolar.”

“A pauta identitária, a história e o debate sobre a comunidade de pessoas travestis e transexuais eu já carrego no próprio corpo e na minha construção política.”

“A gente não luta com certeza ou esperando a vitória, luta porque tem que lutar. Eles podem até vencer, mas a certeza que nós temos é que nunca vamos nos ajoelhar.”

“Sou professora de literatura há mais de 20 anos. Eu conheço o papel da palavra e da linguagem na construção de uma outra sociedade e de outras existências. Eu entendo que toda vez que a palavra falha, a violência entra em cena.”