• COMO ACESSAR? O acesso ao Sistema se dá por meio de assinaturas. Além da UFSJ, da UFV e UFMG, instituições de vários estados brasileiros já acessam regularmente o Sistema FINANCIAR, no endereço www.financiar.org.brPara o cadastro dos docentes da UFSJ, é necessário enviar a solicitação para prope@ufsj.edu.br informando o nome completo, matrícula na UFSJ, endereço eletrônico, cpf e telefone. Mais informações sobre assinaturas podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, pelo telefone (32) 3379-5128 ou por e-mail (prope@ufsj.edu.br). Informamos que, infelizmente, não é mais possível o cadastramento de docentes da UFSJ no Sistema FINANCIAR. O acesso se dava em função de uma parceira da plataforma com a FAPEMIG, que foi descontinuada.
  • O QUE É FINANCIAR? É um sistema de busca que disponibiliza para pesquisadores e empresários, informações sobre fontes financiadoras, internacionais e nacionais, para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). Mais que um banco de oportunidades, o FINANCIAR é um sistema interativo e dinâmico de busca personalizada, que promove a integração entre a Universidade e os setores produtivo, empresarial e público, em benefício da sociedade. O usuário acessa, em tempo real, informações sobre fontes financiadoras para projetos desenvolvidos no Brasil, e informações necessárias para a solicitação de apoio na elaboração do seu projeto. Além disso, o Sistema classifica os programas de financiamento por área de conhecimento, reconhece palavras-chave e apresenta a síntese da descrição do programa, datas, forma de solicitação, valor financiado, elegibilidade, requisitos, restrições, observações, contatos e dados da financiadora.
  • OBJETIVO: O objetivo do FINANCIAR é facilitar a prospecção de oportunidades de financiamento para projetos de P,D & I. O Sistema aproxima pesquisadores e gestores das fontes de recursos para seus projetos, gerando economia de tempo e conhecimento de novas oportunidades.
  • PIONEIRISMO: O Sistema FINANCIAR é pioneiro em âmbito nacional por disponibilizar fontes nacionais e internacionais de financiamento, em todas as áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Engenharias; Linguística; Letras e Artes; Gestão; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente.
    As fontes trazem informações que contemplam instituições públicas, empresas privadas, e organismos não governamentais em projetos científicos e tecnológicos, de cunhos sociais e ambientais. O pioneirismo também é evidenciado pela interatividade do Sistema com seus usuários. Ao definirem seu perfil de atuação, os usuários passam a receber, de formaseletiva e automática, as informações de suas áreas de interesse sempre que novas oportunidades de financiamento são registradas na base de informação do Sistema. As informações são revisadas periodicamente.

Clique no ícone do FINANCIAR para ter acesso ao material da palestra proferida pela Profa. Ana Paula, dia 15/05/2012, na sala 1.49, do Campus Dom Bosco.


Última atualização: 27/02/2023