Divisão de Biblioteca - Campus Alto Paraopeba

 

 

A Divisão de Bibliotecas (DIBIB) é subordinada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), e sua administração é centralizada na Biblioteca Otto Lara Resende, no Campus Santo Antônio. Tem como finalidade promover a aquisição, organização, conservação e disseminação da informação à comunidade universitária, contribuindo para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão e reunir, organizar, manter e divulgar a produção científica da Universidade.
 
 
 

A DIBIB é composta por 6 unidades, presentes em todos os campi da UFSJ: Campus Santo Antônio (CSA – São João Del-Rei); Campus Dom Bosco (CDB – São João Del-Rei); Campus Tancredo Neves (CTAN – São João Del-Rei); Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO – Divinópolis); Campus Alto Paraopeba (CAP – Ouro Branco); e Campus Sete Lagoas (CSL – Sete Lagoas). 

 

A Biblioteca do Campus Alto Paraopeba funciona em um prédio com 2.056 m2. São 3 pavimentos e são distribuídos assim:

 

    • O primeiro pavimento se encontra o balcão de circulação, com todos os servidores da parte administrativa, com a sala do profissional Bibliotecário responsável e um espaço louge, destinado a descanso e leitura de jornais e revistas. 

 

    • No segundo pavimento, contamos com o acervo, com mais de 14 mil exemplares de documentos de informação, normas técnicas, periódicos e materiais multimídia; com salas de estudos em grupo e individuais e uma sala destinada ao acervo dos programas de pós-graduação do campus. O acervo abrange todas as áreas do conhecimento, mas 80% é voltado para a área de exatas, ciências aplicadas e tecnologia, que é o foco do campus, pois atende a 5 engenharias.

 

    • No terceiro pavimento, contamos com mesas de estudos por todo salão e uma sala para monitoria. 

 

Todos os pavimentos, contam com bebedouros, banheiros masculinos e femininos, cortinas, ventiladores e acesso a wi-fi.

 

Seu acesso pode ser realizado por escadas ou pelo elevador.

 

Na entrada, conta com um sistema antifurtos visando a proteção de seu patrimônio bibliográfico. Os usuários não podem adentrar portando bolsas, sacolas, pastas, mochilas, cases e similares. Para isso, há empréstimo de chaves de escaninhos para guardar seus pertences ao longo do dia.

 

A biblioteca utiliza o software Pergamum para gerenciamento da circulação de seu acervo, que é um software online, oferecendo aos usuários a realização de buscas, renovações, reservas e conferência de seu extrato pela internet por 24 h.

 

Ela faz em média 400 atendimentos por dia. Oferece auxílio a alguns serviços como  o acesso ao Portal da Capes, aos pedidos de Comut, acesso aos livros digitais e outros.

 

 


 

Horário de funcionamento:

 

De segunda a sexta-feira

 

Das 8h às 21:50h

 


 

Contatos:

 

E-mail: biblioteca.cap@ufsj.edu.br 

 

Facebook: UFSJ – Biblioteca do CAP 

 

Instagram - @bibliotecas.ufsj 

 


 

Equipe técnica

 

Denise Ilídio da Silva- Bibliotecária

 

Lídia Ferreira Mariano da Paz – Assistente

 

Eliane Campos Dias - Assistente

 

Jacqueline Augusta Damasceno - Assistente

 

Elyse Christina Gonçalves Gomes – Colaboradora

 

Priscila Reis Tolentino Nunes – Colaboradora

 

Isanan Dias de Miranda – Colaboradora

 
 
 
 

 
 
 
Telefone: (31) 3749-7324
 

 


 
Regulamento
 
Consulta de catálogo obras da UFSJ, renovações e reservas:
 
Periódicos Capes

 


 




Informações, sugestões e/ou críticas enviar e-mail para biblioteca.cap@ufsj.edu.br

 


Última atualização: 14/02/2023